Américo Brasiliense decreta situação de emergência após fortes chuvas
contato@araraquaraagora.com (Por Geisa Ferreira da SIlva-)
Américo Brasiliense decreta situação de emergência após fortes chuvas
contato@araraquaraagora.com (Por Geisa Ferreira da Silva-)

%BANNER%

SIGA: FACEBOOK E INSTAGRAM

A Prefeitura de Américo Brasiliense decretou situação de emergência nesta terça-feira (4), após a cidade ser atingida por um temporal na madrugada de domingo (2). O decreto foi assinado pela prefeita Terezinha Aparecida Viveiros de Souza e tem validade de 180 dias.

Segundo o documento oficial, as chuvas intensas ocorreram entre 5h e 6h30 de domingo (2), causando danos e prejuízos significativos ao município. O volume e a intensidade da água provocaram desastres hidrológicos, como alagamentos, processos erosivos, queda de energia e o comprometimento de estruturas públicas e privadas.

Leia Também ‘Preocupado da casa fechar’: Vila Vicentina pede ajuda à Câmara de Araraquara Operador de caixa, líder de equipe e pintor estão na lista do PAT de Araraquara Feriadão prolongado neste mês vai garantir quatro dias de folga em Araraquara

Defesa Civil aponta comprometimento da resposta pública

A Defesa Civil Municipal elaborou um parecer técnico que embasou a decisão do Executivo. De acordo com o laudo, o cenário causado pela chuva comprometeu parcialmente a capacidade de resposta do poder público, exigindo, portanto, a adoção de medidas excepcionais para lidar com a crise.

Com a vigência do decreto, a prefeitura está autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais, além de convocar voluntários para participarem das ações de resposta e reconstrução.

Entrada em residências e contratação emergencial

Outro ponto importante do decreto é a autorização para que agentes da Defesa Civil possam entrar em residências, sempre que houver risco iminente, com o objetivo de prestar socorro ou até mesmo determinar evacuações. Essa medida busca garantir a segurança da população diante de novas ocorrências ou agravamento da situação atual.

Além disso, a situação de emergência permite que a administração municipal realize contratações sem a necessidade de licitação, desde que os serviços e obras estejam diretamente relacionados à recuperação das áreas afetadas. Esse tipo de contratação emergencial deverá ser concluído no prazo máximo de um ano.

Com esse decreto, o município busca agilizar processos burocráticos para garantir a retomada da normalidade o quanto antes. A flexibilização das regras de contratação e a mobilização da estrutura municipal são estratégias previstas por lei para situações de calamidade pública ou desastres naturais.

🟡 Esta notícia foi publicada originalmente no grupo do portal Araraquara Agora do WhatsApp. Não está nele? Clique aqui e entre agora: https://encurtador.com.br/EVkIm

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Américo Brasiliense (@prefeituraamerico)

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes