
%BANNER%
O Governo de São Paulo autorizou nesta terça-feira (15) a abertura de concurso público para a contratação de 4,4 mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar. A informação foi oficializada com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
Serão lançados dois editais, cada um oferecendo 2.200 vagas, com previsão de abertura em agosto deste ano e janeiro de 2026, respectivamente. O objetivo é reforçar o efetivo policial e ampliar a atuação da PM em ações de patrulhamento e segurança em todo o estado.
Os novos soldados aprovados no concurso terão salário inicial de R$ 4.825,21.
Leia Também Explosivo potente e carro identificado: o que se sabe sobre crime em supermercado de Araraquara Araraquara recebe Unidade Móvel da AASP com serviços gratuitos para advogados; veja onde Caixa libera abono salarial nesta terça; veja quem recebe e como sacar o benefícioQuem pode participar
Para concorrer às vagas, os candidatos devem atender a uma série de requisitos:
✔ Ter entre 17 e 30 anos;
✔ Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
✔ Ter altura mínima de 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres.
O processo seletivo será dividido em cinco fases, que incluem:
✔ Provas de conhecimentos gerais;
✔ Exame psicológico;
✔ Teste de aptidão física;
✔ Avaliação de conduta social, reputação e idoneidade;
✔ Análise e verificação de documentos.
✔ Reforço no efetivo da PM
O novo concurso faz parte de um pacote de medidas adotado pelo Governo do Estado desde 2023 para ampliar o policiamento ostensivo e preventivo em todas as regiões paulistas. Até o momento, foram autorizadas 14,4 mil novas vagas para a Polícia Militar nesse período.
Atualmente, a corporação conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe em atividade e 645 alunos-oficiais em formação. Além disso, 7,3 mil policiais já foram formados desde o início da gestão, incluindo 101 tenentes da área da saúde.
Com a realização dos novos concursos, o governo pretende dar continuidade ao processo de recomposição e ampliação do efetivo, fortalecendo as ações de segurança pública no estado.