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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a liberação das respostas enviadas pelas entidades que realizaram descontos em aposentadorias e pensões, referentes a contribuições associativas. Os beneficiários que questionaram cobranças em seus benefícios agora começam a receber os retornos dessas instituições, de forma gradativa.
As entidades têm prazo de 15 dias úteis para apresentar documentos que justifiquem os valores descontados.
Como cada caso está sendo analisado individualmente, as respostas estão sendo liberadas aos poucos. É essencial que os segurados acompanhem o andamento pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
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Nesse caso, o Instituto emite uma Guia de Recolhimento da União (GRU) exigindo a devolução do dinheiro. Se não houver pagamento em cinco dias úteis, o INSS aciona a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar as medidas judiciais cabíveis contra a entidade ou seus responsáveis.
Importante: o segurado não precisa tomar nenhuma ação neste caso. Basta aguardar o andamento do processo e continuar acompanhando pelo aplicativo Meu INSS ou Central 135.
Como consultar o andamento no Meu INSS:
✔ Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
✔ Faça login com CPF e senha
✔ No campo “Do que você precisa?”, digite Consultar Pedido
✔ Clique em “detalhar” no pedido “Análise de Descontos de Entidades Associativas”
Entidade respondeu com documentos ou mencionou ação na Justiça?
Neste cenário, o beneficiário precisa se manifestar, informando se concorda ou não com a justificativa apresentada pela entidade.
O prazo para isso é de 30 dias corridos a partir do recebimento da resposta.
Existem duas formas de apresentar essa resposta:
✔ Pelo Meu INSS – a partir de 9 de junho
✔ Nos Correios – a partir de 16 de junho, mesmo para quem iniciou pelo app
Passo a passo para responder pelo Meu INSS:
✔ Acesse o site ou app Meu INSS
✔ Faça login com CPF e senha
✔ Vá até “Do que você precisa?” e digite Consultar Pedido
✔ Clique em Cumprir Exigência no pedido de análise dos descontos
✔ Siga as orientações do sistema
Observação importante: não é obrigatório anexar documentos. Basta indicar se concorda ou não com a justificativa da entidade.
Atenção: a resposta não pode ser enviada pelo 135, que serve apenas para consultas.
Também não é necessário agendar atendimento presencial nas agências do INSS para essa finalidade.
Acompanhe seu caso mesmo após o prazoMesmo que o prazo de 15 dias úteis da entidade já tenha vencido, pode haver atraso na atualização das informações no sistema, devido ao alto volume de casos. Por isso, é recomendável verificar com frequência no aplicativo ou pela Central 135.
Proteja-se contra golpes✔ O INSS não envia mensagens por WhatsApp, nem faz contato por e-mail, SMS ou telefone com links para consulta.
✔ Todos os dados e informações sobre seu processo estarão disponíveis exclusivamente pelos canais oficiais.
Nunca compartilhe dados pessoais com terceiros desconhecidos. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central 135.
Com informações: Secom.