
%BANNER%
Os vereadores de Araraquara aprovaram dois dos quatro projetos da pauta do dia, sessão da Câmara, desta terça-feira (15). Um dos projetos retirados foi a proposta do vereador Marcelinho (Progressistas), para incluir no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Borracheiro”, a ser comemorado no dia 20 de dezembro.
O objetivo do projeto era “reconhecer e valorizar a importância dos profissionais para a segurança e mobilidade da população, destacando sua contribuição para o transporte público, privado e de cargas”.
O outro projeto, enviado pela Prefeitura à Casa de Leis, era para alterar o Plano Plurianual 2022-2025 e as Diretrizes Orçamentárias do exercício financeiro de 2025, teve sua retirada solicitada pelo líder de governo, vereador Michel Kary (PL).
Leia Também Empresas de Araraquara abrem vagas com salários de até R$ 3,6 mil; confira Casa Afro abre inscrições para curso gratuito de teatro musical em Araraquara Paixão de Cristo será encenada pela 1ª vez na Praça Scalamandré, em AraraquaraProjetos aprovadosO primeiro projeto aprovado foi de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e cria a "Campanha Municipal Laço Branco – Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres", a ser realizada anualmente na primeira semana de dezembro. A proposta insere a campanha no Calendário Oficial de Eventos do Município, reforçando ações de conscientização sobre o tema.
Na sequência, o plenário aprovou a entrega do Diploma Cidadão Araraquarense ao senhor Pedro de Prince, por sugestão do vereador Balda (Novo) e coautoria de outros nove parlamentares. Pedro de Prince, nascido em Santa Lúcia, reside em Araraquara desde 1950 e completou 102 anos em março deste ano.
Foram analisados três requerimentos, entre eles o que concede licença não remunerada ao vereador Coronel Prado (Novo), entre os dias 15 e 30 de abril, em razão de uma viagem previamente programada.
Duas moções também foram aprovadas:
✔ A primeira, da vereadora Filipa Brunelli (PT), manifesta apoio à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que protocolou representação contra o TikTok por supostamente induzir adolescentes a conteúdos de ódio contra mulheres.
✔ A segunda, de autoria do presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), expressa repúdio ao Decreto-Lei nº 36/2025, assinado pelo vice-premiê da Itália, Antonio Tajani, que modificou regras para obtenção da cidadania italiana por descendência.
A íntegra dos documentos pode ser consultada no site da Câmara de Araraquara.
Ver essa foto no Instagram