VÍDEO: Lobo-guará é solta pela Polícia Militar Ambiental e volta á natureza em Araraquara

A soltura foi coordenada pelo Tenente Ifanger novo comandante da PMA e marcou a devolução do animal fêmea ao seu ambiente natural após reabilitação

VÍDEO: Lobo-guará é solta pela Polícia Militar Ambiental e volta á natureza em Araraquara
Foto: contato@araraquaraagora.com (Flávio Fernandes-)
VÍDEO: Lobo-guará é solta pela Polícia Militar Ambiental e volta á natureza em Araraquara
{!$sinalizador_ad$!}contato@araraquaraagora.com (Flavio Fernandes-)

Participe da nossa Comunidade do  WhatsApp . Siga nossas redes sociais  Facebook  e  Instagram .

A Polícia Militar Ambiental realizou na tarde desta quinta-feira (10), a reinserção de uma lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em seu habitat natural, em Araraquara.

A ação da soltura foi coordenada pelo novo comandante 2º Tenente Ifanger, na região da Cachoeira da Ripasa área de preservação localizada no entorno do distrito de Bueno de Andrada, conhecida por sua vegetação nativa e presença de fauna silvestre. O local foi escolhido por oferecer condições ambientais favoráveis à espécie, considerada símbolo do Cerrado brasileiro.

LEIA TAMBÉM Homem é detido pela Polícia Civil por manter cães presos dentro de caminhão em sítio de Trabiju VÍDEO: Idosa fica ferida após ser agredida pela ex-nora na frente do neto de 6 anos no Jardim Universal Tenente-Coronel Junqueira completa 1 ano no comando e celebra quedas nos crimes e recorde em apreensões no 3º Bprv em Araraquara

O animal — uma fêmea — havia sido atropelada e resgatada pelo Corpo de Bombeiros há quatro meses. Desde então, recebeu cuidados no Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) de Ribeirão Preto, até atingir plenas condições de retornar à natureza.

A reinserção da fauna faz parte das ações de preservação e monitoramento de espécies ameaçadas na região. O novo comandante destacou que a operação simboliza o compromisso da corporação com a proteção ambiental e a recuperação de animais silvestres.

A Cachoeira da Ripasa é um dos pontos mais visitados de Araraquara por sua beleza natural e presença de nascentes e cursos d’água, o que favorece a sobrevivência de espécies típicas do Cerrado — entre elas, o lobo-guará, tamanduás, capivaras e aves migratórias.