Calorão ou alívio? Veja a previsão do tempo na região de Araraquara neste mês de março
contato@araraquaraagora.com (Cassiane Chagas -)
Calorão ou alívio? Veja a previsão do tempo na região de Araraquara neste mês de março
contato@araraquaraagora.com (Cassiane Chagas -)

%BANNER%

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:  FACEBOOK  E  INSTAGRAM

O mês de março é período de mudanças climáticas com a transição entre o verão e o outono. A nova estação começa no dia 20 de março, às 6h02, e se estende até 20 de junho, às 23h42, mas, segundo a Climatempo, o início do mês será marcado por condições extremas de calor devido a um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias e reduzindo a ocorrência de chuvas.

Onda de calor e bloqueio atmosférico

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, "o mês de março começa com uma onda de calor e um sistema de alta pressão atmosférica atuando com força ainda em grande parte do país. Isso não só bloqueia as frentes frias e mantém as temperaturas mais elevadas do que o normal, mas também dificulta a ocorrência de chuva".

Este bloqueio atmosférico deve persistir até pelo menos o dia 5 de março, podendo se estender até o dia 10 e afeta cidades da região de Araraquara. Durante esse período, chuvas ocorrerão de forma irregular e pontual. "Podemos ter temporais, mas em pequenas áreas", destaca Josélia.

Leia Também Substituição da bomba do poço São Rafael segue até sexta e afeta 11 bairros de Araraquara Confira o funcionamento dos serviços em Araraquara nesta Quarta-Feira de Cinzas Paraty Mobilidade e outras duas empresas abrem vagas em Araraquara

Frentes frias e chuva abaixo da média

A previsão da Climatempo é de que as frentes frias voltem a atuar no Brasil após o dia 10 de março, quando a circulação de ventos na América do Sul permitirá o avanço desses sistemas. Até lá, a influência do bloqueio atmosférico limitará a formação de áreas de instabilidade.

"A atuação desse bloqueio atmosférico dificulta a formação de grandes áreas de chuva. A falta dessa chuva na primeira quinzena de março fará falta no final do mês", ressalta Josélia.

Com isso, o volume de chuva esperado para março ficará próximo ou abaixo da média na maioria das regiões do Brasil. A meteorologista também alerta que "neste mês de março não vamos ter as tais 'águas de março' para fechar o verão".

La Niña e aquecimento do Atlântico Sul

O fenômeno La Niña segue ativo, mas com sinais de enfraquecimento devido ao aquecimento gradual do Oceano Pacífico Equatorial, especialmente na região próxima ao Peru. “Esse fator pode favorecer alterações na circulação atmosférica nas próximas semanas”, diz o site.

Enquanto isso, o Atlântico Sul segue mais quente que o normal, o que favorece a formação de áreas de baixa pressão e aumento da chuva no litoral do Sul e do Sudeste. Contudo, essas instabilidades tendem a permanecer restritas ao litoral, sem avançar para o interior do continente.

Como ficam as temperaturas?

Mesmo com o retorno das frentes frias a partir da segunda quinzena do mês, a tendência é que março termine com temperaturas dentro ou acima da média.

"Grande parte do estado de São Paulo terá um março com menos chuva do que o normal e também mais calor que a média", afirma Josélia Pegorin.

Na região de Araraquara, há previsão de um leve aumento da chuva a partir da segunda quinzena. No entanto as cidades devem encerrar o mês com precipitação abaixo da média e temperaturas elevadas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Climatempo (@climatempo)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!